Por que o Poliuretano é um componente tão importante na fabricação de filtros?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Função dos Filtros

O filtro de ar é componente fundamental em qualquer motor a combustão, pois tem função principal de reter toda e qualquer partícula de sujeira que possa invadir e dificultar o funcionamento do motor do veículo. Deve ser lembrado que o filtro de ar tem também a função de reduzir o ruído de aspiração do motor.

Por sua vez, o filtro de óleo é fundamental para reter impurezas oriundas do funcionamento do motor ou de vedação inadequada, purificando o óleo e preservando sua qualidade. Como resultado, ele ajuda a manter o desempenho e a eficiência do motor.

Os filtros de combustível (gasolina, álcool e diesel) possuem um papel importante ao reter as impurezas que podem estar no combustível ou no tanque, evitando que essas partículas cheguem ao bico injetor ou à bomba. Desta forma, o filtro de combustível evita danificar os componentes internos e evita perda de rendimento. 

Outro tipo de filtro que podemos destacar é o filtro de cabine. Este filtro é o responsável por evitar que as partículas nocivas do ar exterior entre no interior do veículo por meio do ar condicionado e das entradas de ar. Esse tipo de filtro retém fuligens, bactérias, ácaros e outras impurezas, melhorando a qualidade do ar no interior do veículo.

Primeiros Filtros

Na indústria automotiva, por exemplo, utilizavam-se filtros metálicos com feltro (papel feito de lã ou pelos de animais) no interior e precisavam de anéis O-rings para vedação, o que aumentava o custo total do produto. Além disso, esses filtros deixavam alguns abrasivos passar pelo sistema.

 C:\Documents and Settings\vendas07\Meus documentos\Minhas imagens\antigo.jpg C:\Documents and Settings\vendas07\Meus documentos\Minhas imagens\anel vedação.jpg C:\Documents and Settings\vendas07\Meus documentos\Minhas imagens\antigo 2.jpg

Filtros de Ar e Óleo Ecológico e a opção pelo Poliuretano:

A fabricação de filtros de ar para veículos automotores faz uso, há vários anos, de poliuretano como estruturante do meio filtrante.

O material de PU se destaca pelas suas propriedades de boa Resistência a vários fatores, como: deformação, alongamento, rasgamento e altas temperaturas, por exemplo. A substituição começou na década de 80 e segundo especialistas veio pra ficar.

Os filtros de PU dispensam os antigos anéis para vedação e são bem melhores no combate a sujeira.

Nos filtros de Óleo Ecológicos, o Poliuretano Elastomérico proporciona um melhor condicionamento, com alta dureza Shore A, possibilitando uma ótima resistência garantindo a estrutura e a vedação do filtro.

Basicamente, as funções do Poliuretano nos Filtros são:

  • Material utilizado na base do corpo filtrante
  •  Promove o encaixe perfeito do filtro no sistema de alimentação de ar do motor. 
  •  Promove boa vedação para que todo o ar entre pelo filtro e não pela base de fixação.

Principais Vantagens do PU em Filtros

O Poliuretano é um dos polímeros mais eficientes e versáteis que existem. Nos diversos tipos de filtros, o PU adequadamente formulado, garante densidade apropriada, alongamento, rasgo, dureza e deformação permanente, resultando em um material com melhor qualidade e, consequentemente, uma performance superior para o usuário final.

Nos filtros de Ar, o Poliuretano consegue aliar alta resistência mecânica e baixa densidade, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível por conta da eficiência da filtragem. 

É possível também destacar as seguintes vantagens da utilização do Poliuretano nos Filtros:

  • Capacidade de retenção e prolongamento da vida útil da peça;
  • O PU elimina a necessidade de vedação dos cantos do filtro: menor custo de fabricação e menor risco operacional na fabricação;
  • O PU destaca-se em alongamento, resistência ao rasgo e à deformação;
  • Boa resiliência
  • Alta resistência a temperatura
  • Alta elasticidade
  • Flexível
  • Baixa dureza

Fabricação dos Filtros de Ar estruturados em PU

A fabricação é simples, normalmente por casting (derramamento). Na fabricação por casting, temos quatro etapas:

– Em primeiro lugar, deve-se aprontar o molde do filtro, no formato do material filtrante (retangular ou circular).

– O PU, resultante da mistura dos dois componentes principais (poliol e isocianato), é aplicado nas bordas do molde.

– Enquanto a espuma cresce nas bordas do molde, é aplicado o elemento filtrante.

– Deve-se aguardar a cura do PU. Após a cura, o filtro está pronto.

Neste tipo de aplicação, o PU precisa ter boa fluidez para diminuir o tempo de produção e, consequentemente, aumentar a produtividade do cliente.

A fabricação de filtros de ar estruturados em PU pelo transformador, normalmente se dá pela aquisição do sistema de PU já formulado. Geralmente as empresas multinacionais utilizam esse método de fabricação, pois com o sistema de poliuretano pronto, o cliente consegue focar na produção dos filtros, além de ganhar em praticidade e produtividade. A fabricação requer um sistema de qualidade bem exigente, normalmente admitem-se no máximo 7 defeitos por um milhão de unidades. 

A base química do filtro costuma ser poliéter, em função das suas boas propriedades mecânicas. As densidades utilizadas para o PU dependem da especificação do cliente.

O filtro de ar é formado basicamente por um papel plissado (como uma sanfona) e alguns possuem telas metálicas (internas e externas) fixadas com um material de alta resistência, como o poliuretano, que atua como elemento vedador, para que o ar impuro não passe por fora do filtro e contamine o motor. O elemento filtrante fica alojado na carcaça e quando colocada à tampa, o ar só passa através desse papel, que assim retém as partículas de poeira e demais impurezas.

C:\Documents and Settings\vendas07\Meus documentos\Minhas imagens\filtros 3.jpg

Qualidade e Limpeza do Material

– Na montagem do filtro na carcaça, normalmente é exigido que a estrutura em PU crie uma tensão na montagem para encaixe perfeito na estrutura filtrante, evitando a passagem de partículas indevidas no filtro.

– O PU precisa promover excelente vedação do sistema de ar para evitar danos ao conjunto do motor.

– Outras propriedades requeridas são deformação permanente à compressão e estabilidade dimensional (contração).

– Não utilizar substâncias agressivas (ex. solventes) na limpeza do filtro. As substâncias agressivas reagem com o PU e provocam deterioração precoce da peça.

Onde adquirir a melhor tecnologia de Poliuretano para Filtros

É importante encontrar uma empresa que além de oferecer uma extensa linha de Poliuretanos de Qualidade para utilização em filtros, também possua um suporte técnico que auxilia o cliente a obter o produto perfeito. Dessa forma, a Amino é uma empresa que há 35 anos atua como referência no mercado, entregando soluções de formulações sob medida para cada tipo de processo, bem como matéria prima de alta qualidade. 

A Amino atua em todo o território nacional e também exporta para vários países.

Para saber mais sobre a Tecnologia Amino, entre em contato pelo telefone 4077-3777 clique aqui e nos envie um email: vendas@amino.com.br

#filtro #filtros #filtrodear #filter #airfilter #filters #oilfilter #filtrodeoleo #elastomero #polymers #polimeros #poliuretano #pu #polyurethane #plasticindustries #welovepu #aminoquimica #amino

Deixe uma resposta

EMPRESA CERTIFICADA ISO 9001:

Av. Dr Ulysses Guimarães, 3389 Diadema – São Paulo – Brasil- CEP 09990-080 Copyright © AMINO QUÍMICA LTDA – 2019. Todos os direitos reservados.