O papel do Silicone na Espuma Flexível

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Silicone surfactante é um estabilizador e regulador celular fundamental para deixar as células uniformes, pequenas e abertas, mantendo a altura do bloco e evitando rachos ou até mesmo colapsos. Além disso, possui papel importante na manutenção da densidade média no topo/meio/fundo dos blocos e proporciona uma latitude de trabalho segura nas variações de utilização de estanho e amina. Isso quer dizer que, se houver pequenas variações nos níveis de estanho, sejam variações para mais ou para menos, o silicone ajudará a evitar que o bloco se feche ou que apareçam rachos e colapsos.

O Silicone correto, além das características citadas acima, melhora acentuadamente as propriedades físicas da espuma (resiliência e deformação) e diminui as perdas no processo por rachos, retrabalhos, etc. Pode ser indicado de acordo com o processo, tipo e a densidade da espuma. Quanto menor a densidade da espuma, necessita-se de um silicone com maior perfil de estabilização e menor perfil de surfactação e, consequentemente, quanto maior a densidade da espuma, necessita-se de um silicone com menor perfil de estabilização e maior de surfactação.

O ideal, para se obter o máximo desempenho, é utilizar um silicone para baixa densidade, um para média e outro para alta; nada impede que se façam todas as densidades com um único tipo de silicone, porém é necessário sempre fazer o ajuste da estrutura da formulação.

Confira abaixo o vídeo do comparativo de dois silicones em uma mesma formulação. Um silicone está adequado à formulação e o outro está desajustado:


Confira também o Artigo “A importância dos Catalisadores na Fabricação de Espumas Flexíveis de PU” [Clique Aqui]


Tecnologia para Espumas Flexíveis

A Amino tem um portfolio completo de Silicones para diversos tipos de espumas flexíveis, densidades e processos. Além disso, contamos com laboratórios e uma equipe técnica especializada para ajustes de formulações, processos e adequação das espumas de acordo com as normas técnicas de cada aplicação.


Contato: +55 11 4077 3777

vendas@amino.com.br

Deixe uma resposta

EMPRESA CERTIFICADA ISO 9001:

Av. Dr Ulysses Guimarães, 3389 Diadema – São Paulo – Brasil- CEP 09990-080 Copyright © AMINO QUÍMICA LTDA – 2019. Todos os direitos reservados.